Os fabulosos relógios do James Bond 007

it Dandy Relógios 007 - 1

Todos que me conhecem sabem que sou fã incondicional do espião da MI6 007, ou melhor, James Bond. Amanhã será a pré-estréia do novo filme Spectre e vou poder mostrar um pouco para vocês pelo meu instagram. Muito já sabem da minha parceria como embaixador dos relógios da marca Suiça Omega que é o relógio usado por Bond.

it Dandy Relógios 007 - 2

A seguir vou fazer um breve resumo sobre a história do espião mais conhecido do mundo e dos relógios usados por Bond. Vamos lá…
O escritor Ian Fleming é quem criou o espião em seus famosos livros sobre espionagem, aventura e muitas mulheres musas. O primeiro livro escrito sobre o 007 foi o “Casino Royale” em 1952 (primeiro filme do ator Daniel Craig no papel de James Bond).

it Dandy Relógios 007 - 4

Muitas pessoas não sabem, mas os histórico de James Bond difere entre livros, filmes antigos e as novas produção lançadas mais recentemente. Uma curiosidade é que a marca de relógios Omega tem uma certa história com o mundo da espionagem, pois foi uma das marcas eleita pelos americanos e britânicos para os seu exército de alto escalão durante a Segunda Guerra Mundial.

it Dandy Relógios 007 - 3

Voltando aos filmes e aos relógios, o modelo mais usado por Pierce Brosnan e Daniel Criag (atual 007) é da família Seamaster que é da mesma coleção que o meu relógio Planet Ocean Seamaster GMT. A coleção Seamaster foi criada em 1948 para comemorar os 100 anos da existência da Omega. Aproveitando essa imensa experiência em criar relógios à prova d’água para as forças armadas, o Seamaster tornou-se um grande sucesso durante os anos de paz após a Segunda Guerra Mundial. Na década de 1960, o modelo – agora sob a aparência do “Seamaster 300” para mergulhadores profissionais – havia se tornado o grande favorito do SBS (Special Boat Service, Serviço Especial de Embarcações), embora em uma forma bastante modificada.

it Dandy Relógios 007 - 5

A figurinista e lendária Lindy Hemming foi quem decidiu que o agente secreto deveria usar um relógio OMEGA em “007 contra GoldenEye”. Ela disse à OMEGA estar convencida de que o Comandante James Bond – um marinheiro, mergulhador e discreto homem do mundo – usaria um relógio OMEGA em vez daquele que todos esperavam que ela escolhesse. Lindy afirmou ter conhecido contemporâneos, quando tinha vinte anos, que eram militares e marinheiros, e alguns que trabalhavam no ramo de energia e eletricidade, e todos usavam OMEGAs. Assim, como uma das primeiras tarefas ao projetar o novo Bond para o ator Pierce Brosnan, ela defendeu o uso de um relógio OMEGA em reuniões de planejamento cênico, convencendo os produtores de que OMEGA era a escolha certa.

it Dandy Relógios 007 - 2

Em seu pulso, um relógio OMEGA, neste caso um Seamaster Quartz Professional 300M com mostrador azul. Bond usa o laser embutido na luneta para cortar uma placa de aço, possibilitando que o espião britânico escapasse no último instante. Até mesmo o traidor Alec Trevelyan tem um Seamaster, já que os relógios OMEGA são fornecidos pelo MI6 como padrão para agentes 00.

it Dandy Relógios 007 - 3

Nesse filme, seu OMEGA é empregado de modo mais convencional. Dessa vez, Bond usa o OMEGA Seamaster 300M, agora com movimento automático e pulseira de aço inoxidável, o qual acompanharia o avanço do Bond de Brosnan. Incidentalmente, um Seamaster com raios X também tem um papel de destaque nos créditos de abertura.

it Dandy Relógios 007 - 4

Seu Seamaster agora possui uma iluminação embutida, posto que todos os modelos contam com marcadores e ponteiros luminosos para facilitar a leitura do relógio em condições de pouca luz. Mas aquela é de um tipo diferente. Quando Bond é aprisionado no fundo do fosso de inspeção de um abrigo nuclear no Cazaquistão, ele revela a peça de resistência do seu OMEGA: um gancho miniatura, disparado quando a válvula de escape de hélio é pressionada, preso a um microfilamento de 15 metros forte o bastante para suportar 230 quilos.

it Dandy Relógios 007 - 5

Bond usa o familiar modelo OMEGA Seamaster 300M, com algumas modificações novas, incluindo um pino detonador no lugar da válvula de hélio (conveniente quando se tem um suprimento de explosivos C4 para detonar), o qual é controlado ao girar o bisel. O laser que Bond usa para abrir caminho no gelo na sede de Graves também foi reposicionado, sendo disparado pela coroa do relógio e ativado por pressão na face do mesmo.

it Dandy Relógios 007 - 6

Para celebrar os 40 anos do lançamento do primeiro filme (007 Contra o Satânico Dr. No, de 1962) a OMEGA lança a primeira edição limitada da parceria

it Dandy Relógios 007 - 7

Havia um OMEGA extra nesse filme: um Seamaster Planet Ocean 600M Co-Axial Chronometer de mostrador preto e pulseira de borracha, com uma impressionante caixa de 45,5 mm de diâmetro, que é visto no início do filme, até ceder lugar para o Seamaster Diver 300M, que permanece até a cena final, quando Craig, em pé diante de sua presa, profere as palavras “Bond. James Bond”.

it Dandy Relógios 007 - 8

Mais uma vez os gadgets foram evitados, mas ele vem com uma versão muito elegante e clássica do Seamaster Planet Ocean 600M Co-Axial Chronometer com mostrador e bisel pretos, ligeiramente mais fino em sua caixa de 42 mm de diâmetro. É possível vê-lo com muita clareza em uma das cenas de destaque do filme: a perseguição automobilística de abertura ao longo da orla e nas colinas acima do Lago Garda.

it Dandy Relógios 007 - 9

Nessa 23a participação, Bond usa um OMEGA Planet Ocean 600M, calibre OMEGA Co-Axial 8500, 42 mm, aço sobre aço (pulseira e caixa de aço maciço, mas novamente com mostrador e bisel pretos). É igual ao meu, porém um pouco menor. Outro detalhe é que o meu possui ainda o horário GMT. O segundo OMEGA que aparece em Operação Skyfall é um Seamaster Aqua Terra. Embora de certa forma mais elegante que o Planet Ocean, com mostrador “Conceito Teca”, esta versão com mostrador azul possui o mesmo movimento que seu irmão mais musculoso.

it Dandy Relógios 007 - 1

Agora, para celebrar o novo filme, fãs e colecionadores poderão adquirir o novo modelo OMEGA Seamaster 300 usado por 007 em SPECTRE, que estará à venda em edição limitada. O lançamento é uma novidade na parceria OMEGA e Bond. Até agora, apenas edições comemorativas haviam sido usadas para celebrar o link da marca com a franquia. Espero que tenham gostado de toda história e resumo feito pelos seus relógios e filmes, bem didático né?!

it Dandy Relógios 007 - 10

Enjoy!!!

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on Pinterest

Comentários

Autor: Luiz Mazzilli

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

1 pensamento em “Os fabulosos relógios do James Bond 007”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *