Dica it Dandy: Como se vestir em sua entrevista de trabalho

it dandy entrevista de trablho abertura
Para algumas pessoas entrevista de trabalho é algo bastante estressante que também pode deixar muita gente insegura para se vestir. Em uma conversa com um cliente percebi que precisava fazer esse post. Antes de qualquer coisa vale lembrar que o universo de trabalho é bastante extenso e cada categoria profissional tem sua identidade e ramo diferente. Não podemos comparar a forma de trabalhar e lifestyle de um escritório de advocacia e uma agência de publicidade. Por isso as minhas dicas serão divididas em três categorias: o homem corporativo, o homem mais casual e por último mas não menos preferido o homem criativo.

it dandy entrevista quebra

Não posso deixar de mencionar que além da qualidade do candidato a ser analisada (currículo, argumentos, experiência etc.) a aparência também conta como fator positivo em qualquer tipo de entrevista. Para validar esse meu comentário posso falar sobre um estudo que mostrou pessoas com aparência harmônica (leia física, comportamental e de vestuário) possuem um maior nível assertivo e de sucesso no mundo profissional. Muitas vezes a primeira impressão  de uma pessoa acaba nos levando a escolher ou estreitar tal pessoa em nossa vida ou trabalho. Sim, é melhor cuidarmos de tudo para “aquela” entrevista de trabalho!!!

Mundo Corporativo
Sem dúvidas a peça chave para esse universo se chama terno. Em reuniões de equipe, diretoria e board são de uso obrigatório e pergunto: porque não seria em uma entrevista de trabalho? Outro ponto que levo em consideração é o uso da gravata, que muitos homens estão deixando de lado. Se a empresa for mais relaxada avisará que a gravata é optativa, mas melhor seguir a risca o código de exigência.  As cores que mais aconselho são o azul navy (marinho) e cinza. São mais versáteis e menos impactantes que um terno preto, que para muitos homens (inclusive para seu entrevistador) pode ser algo para eventos festivos ou então mais moderno.

it Dandy entrevista de trabalho5

it Dandy entrevista de trabalho1

it Dandy entrevista de trabalho2

it Dandy entrevista de trabalho4

Não aconselho também o uso de três peças (colete, calça e paletó) e nem o uso de double brested (paletós que possuem geralmente 6 botões e transpassam).  Um fator que pode ser usado de forma discreta e sair do óbvio são os detalhes como lapelas, texturas e acessórios (cintos e calçados). Sugiro sempre buscar algo harmônico para esse tipo de situação. Separei algumas fotos que podem ilustrar o que mencionei acima.

Mundo Corporativo mais Casual
Para algumas empresas e seu ramo de atividade nem sempre o terno é a melhor opção a ser usada. Ao invés sugiro algo que remeta ao universo da alfaiataria mas de forma mais casual e informal. Lembre-se que sempre devemos pensar em harmonia para esse tipo de ocasião. Sugiro aos meus clientes que vistam uma calça mais social, que lembre uma identidade de alfaiataria e uma camisa social mais básica. O calçado pode ser social ou então mais esportivo, mas sempre com aquele ar “limpo” e despretensioso. Atualmente, essa é a categoria mais extensa no mundo profissional. Vou ressaltar que as peças geralmente misturadas são: calça social ou chino, camisa, malha, cinto e sapato casual. As fotos abaixo podem ilustrar melhor as peças que pontuei acima.

it Dandy entrevista de trabalho mais casual formal1

it Dandy entrevista de trabalho mais casual formal2

it Dandy entrevista de trabalho mais casual formal3

it Dandy entrevista de trabalho mais casual formal4


Mundo Criativo e mais Informal

Esse sem dúvidas é o universo mais livre e expressivo. O ramo de atividade da empresa também interpreta a pessoa que entrará para o grupo de funcionários. Para essa categoria ser original, artístico e inovador pode ser um fator de grande relevância para contratação.  Sempre digo aos meus clientes que existe somente uma regra nesse universo: harmonia. Cores, texturas, desconstruções e caimentos são variáveis que podem ser misturadas. Um conselho que dou é usar calças coloridas, mas não a jeans clássica. Afinal, a inovação está aí para ser usada.

it Dandy entrevista de trabalho casual1

it Dandy entrevista de trabalho casual2

it Dandy entrevista de trabalho mais casual1

it Dandy entrevista de trabalho mais casual2

Conclusões
Já falei que o mundo de trabalho possui várias vertentes, mas a entrevista de trabalho é por si só algo formal e decisivo. Por mais relaxada e casual que seja a empresa vista-se da melhor forma possível, dessa forma maximizamos o poder de dar uma primeira boa impressão. Antes de qualquer entrevista conheça a história e identidade da empresa e escolha a categoria de vestimenta que melhor encaixa em seu perfil. Para qualquer dúvida é só fazer um comentário abaixo que responderei quando puder. Espero que tenham gostado! Enjoy!

Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on Pinterest

Comentários

Autor: Luiz Mazzilli

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *